quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A ARTE DA IMPERATRIZ TEREZA CRISTINA

Há 120 anos, falecia a pioneira na arte do mosaico com porcelana

Segundo o jornalista e mosaicólogo Gougon, a Imperatriz Dona Tereza Cristina é autora dos primeiros mosaicos feitos em terras brasileiras. Unindo e harmonizando as tesselas (como são chamados na arte do mosaico os pequenos fragmentos fixados sobre qualquer superfície plana ou tridimensional), essa princesa napolitana revelava sua sensibilidade nessa arte. Usando conchas recolhidas nas praias do Rio, e cacos de peças de serviço de chá da Casa Imperial, Dona Tereza Cristina recobriu bancos, tronos, fontes e paredes do Jardim das Princesas.

Irmã do Rei Fernando II das Duas Sicílias, Dona Teresa Cristina chegou ao Brasil em 1843 para unir-se ao esposo, o Imperador D. Pedro II, com quem havia se casado por procuração. Ele tinha 18 anos e ela, 21.

Apesar de não ser a bela princesa sonhada pelo jovem Imperador, Dona Tereza Cristina possuía outras qualidades de maior mérito: Chamada de “Mãe dos Brasileiros” por sua bondade e preocupação com os pobres, teve uma educação refinada, desenvolvendo seu talento musical, entre outros. Dona de uma bela voz, costumava abrilhantar os saraus com seu canto. Inteligente e sensível, interessou-se pela cultura clássica e pela arqueologia, e ainda como Princesa de Nápolis, financiou e conduziu escavações no sítio arqueológico Etrusco de Veio, próximo a Roma, por isso sendo chamada de “Imperatriz Arqueóloga”.


Quando chegou ao Brasil, trouxe em sua comitiva artistas, músicos e cientistas, e mais tarde mandaria vir das recém-descobertas Pompéia e Herculano os primeiros objetos artísticos ali encontrados.


Suas obras em mosaico podem ser datadas, curiosamente, por um rabisco descoberto pela pesquisadora Maria Beltrão, feito na argamassa de um dos bancos do Jardim das Princesas: “29 de julho de 1852” – data em que a princesinha Isabel completava 6 anos de idade. Para o mosaicólogo Gougon, essa datação coloca a obra da Imperatriz como pioneira, por ter utilizado porcelanas em mosaicos pelo menos 50 anos antes de Gaudi e Josep Jujol, considerados revolucionários na arte do mosaico. Gougon ainda ressalta que a obra de Dona Tereza Cristina mereceria ser restaurada e exibida com orgulho, tanto por brasileiros quanto por italianos.


Dona Tereza Cristina faleceu há 120 anos, no dia 28 de dezembro de 1889, apenas 43 dias após o golpe militar de 15 de novembro. A historiografia republicana, tão ávida em procurar defeitos em todos os vultos do Império, jamais pôde encontrar uma mácula na história de vida da Mãe dos Brasileiros.

Leandro Mairink e Mairia Luiza dos Santos
ACI/BR-RJ
Revista Brava Gente Brasileira.
Imagens de Leandro Mairink

Fontes pesquisadas:
Site Mosaicos do Brasil http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id9.html
D. Pedro II, de José Murilo de Carvalho
WWW.causaimperial.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário