sábado, 4 de junho de 2011

ARRUMA O IdA!!!

ARRUMA o IdA!

Não só de inspiração vive o Instituto de Artes


O mínimo que se espera da Universidade é que ela ofereça as condições básicas necessárias para o pleno funcionamento do ensino. Há anos que o Instituto de Artes convive com problemas em sua estrutura física, dado ao descaso da administração (de anos!) nos serviços de manutenção dos prédios.

A saúde de técnicos, professores e estudantes é arriscada a cada dia pelo mofo, decorrente das chuvas; pela presença constante de escorpiões e morcegos, além de mosquitos, não são poucos os casos de dengue no IdA.

Apesar das falhas elétricas, hidráulicas e de drenagem, além de incertezas e despreparos estruturais, o IdA continua a trabalhar, oferecendo cursos de bacharelado e licenciatura em Música, Artes Visuais, Artes Cênicas; bacharelado em Desenho Industrial; e participa do Sistema UAB; agregando a cada semestre mais qualidade, na crescente demanda de ensino, pesquisa e extensão.

Ainda nessas condições, o IdA e seus departamentos desenvolvem projetos, como o Galeria Espaço Piloto e o Cometa Cenas, que difundem arte gratuita para o público universitário e do DF. E não é difícil encontrar produções oriundas do IdA circulando por festivais e mostras dentro e fora do país.

Chegou a hora de entender que conviver com essa precariedade é desrespeitar o nosso trabalho. Precisamos das condições mínimas para seguir na experiência diária de pensar, investigar e produzir ARTE. Vamos reivindicar nossos direitos, expressando nosso descontentamento, portanto nos ajude a dizer com ou sem metáforas: ARRUMA o IdA!


Reivindicamos de imediato:


- A reforma das salas no ICC prometidas ao Departamento de Desenho Industrial, para que se possa contar com um espaço próprio para o 2°/2011.

- Avaliação estrutural e da parte elétrica do prédio Oficinas Especiais (Artes Cênicas) e SG-01 (Artes Visuais); tendo em vista a reforma imediata de todos os problemas encontrados.

- Dedetização em todos os prédios, anulando a incidência de mosquitos, escorpiões, lacraias e morcegos dentro de sala de aula e demais dependências.

- Reforma dos sistemas de drenagem do SG-01 (Visuais) e Oficinas Especiais (Cênicas), para solucionar o freqüente problema das enchentes.

- Avaliação biológica e controle do mofo, no Teatro Helena Barcelos e na Galeria Espaço Piloto; possibilitando a recepção segura de público nesses espaços.

- Planejamento das obras de adequação para espaços públicos no Teatro Helena Barcelos, Galeria Espaço Piloto e segundo pavimento do prédio Oficinas Especiais (Cênicas).

- Manutenção urgente de todos os banheiros do SG-01 (Visuais); do SG-02 e SG-04 (Música) e término da reforma inacabada (há dois anos!) no banheiro do prédio Oficinas Especiais (Cênicas).

- Instalação de outros postes de luz no Complexo das Artes, visando também iluminar as áreas de circulação pedestre e a Concha Acústica, que hoje, encontram-se no breu.


Semanalmente, de agora até o final do semestre, nos valeremos da nossa (e da sua) arte para manifestar o discernimento entre o mínimo e o precário. Ajude-nos a exercer política com arte!




Nenhum comentário:

Postar um comentário