quinta-feira, 27 de novembro de 2014

QUAL O LUGAR DO IDA?


O Instituto de Artes da Universidade de Brasília luta por seu lugar físico desde sua criação.

Este é um histórico de luta, sobre nosso lugar na academia e também sobre o lugar físico que devemos ocupar merecidamente em nosso campus.

O espaço das artes da UnB estava definido desde seu primeiro plano diretor: começamos como ICA- Instituto Central de Artes, este que foi desmembrado durante a ocupação da ditadura nos institutos de Arquitetura, Comunicação e Artes. A nós, coube então ocupar desde o início de maneira provisória o SG1: Serviços Gerais, primeira construção do campus Darcy Ribeiro, um espaço totalmente inadequado às nossas necessidades específicas de pesquisa.
Houve um tempo em que os departamentos de Artes visuais ocupavam este mesmo minúsculo prédio, até que conseguimos com muita luta a construção do prédio de oficinas, onde se encontra o departamento de artes cÊnicas, construção esta que apresenta problemas estruturais desde sua fundação.

Todo nosso espaço sofre com alagamentos, acústica insuficiente, falta de laboratórios de pesquisa e salas de professores.

Desde então, tivemos nosso teatro Helena Barcelos interditado, o Departamento de Desenho Industrial e de Artes Visuais realocados em espaços provisórios e inadequados à espera de reformas que não terminam e construções que nunca começam. O departamento de Artes Cênicas também convive com os problemas estruturais de sua construção, interditando a Galeria Espaço Piloto e atrapalhando a produção das mostras de graduação de Artes Cênicas e Visuais. 
O Departamento de música também luta há anos por um espaço adequado para as orquestras. É nestas condições que trabalhamos, estudamos, pesquisamos, produzimos e fazemos de nosso instituto uma referência nacional.

A luta pelo Lugar do Ida não é apenas por uma manutenção digna destes espaços que já nasceram provisórios, mas pela CONSTRUÇÃO DEFINITIVA do complexo do Instituto de artes na área SS-12 do Campus Darcy Ribeiro, conquistada após tantos anos de luta de professores e estudantes.

BASTA AO SUCATEAMENTO DAS ARTES NA UnB!
Nosso trabalho não está apenas para florear a universidade!
Somos UnB
Somos Pesquisadores
Somos academia e merecemos nosso devido lugar no campus!

MOVIMENTO LUGAR DO IdA: CACEN - CADIN - CAMUS - CAVIS
brasilia, 2014.


Arruma o IdA 4/6/11 - Começo do Movimento.
Arruma o IdA 19/6/11 - reunião dos estudantes com o reitor.
Arruma o IdA 31/8/11 - Reivindicações.
O lugar do IdA é nosso 10/5/12 - Conquista do SS-12 no CEPLAN.
Nova sede do IdA será instalada no SS-12 21/6/13 - Confirmação do SS-12 após 
disputa com a física no CAD.
Prédio do Desenho Industrial 28/3/12 - matéria da SECOM sobre processo no CEPLAN
Reforma do SG1 5/6/14 - prazo para a reforma vencido.
25 anos de IdA 1/9/14 - sobre as trajetórias do instituto, seu desmantelamento e re-encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário